sexta-feira, 21 de março de 2014

INCÊNDIO - Máscara do futuro


     O incêndio foi a ocorrência que deu origem a existência do serviço dos Corpos de Bombeiros pelo mundo inteiro, sendo a identidade principal desse serviço.

     Assim como as outras atividades da profissão, esta têm seus riscos peculiares, que envolvem principalmente ambientes com pouca ou nenhuma visibilidade, muita fumaça, gases tóxicos, altas temperaturas, colapso de estruturas, entre outros.

     Sendo assim, com o objetivo de facilitar a vida do bombeiro nesse cenário, a empresa de tecnologia Tanagram Partners desenvolveu a Augmented Reality SCBA Mask, uma máscara para uso no incêndio que, além de ar respirável, fornece várias informações importantes ao bombeiro.

     A máscara, através de um display no visor, mostra informações como a quantidade de ar existente no cilindro, o tempo que esse ar vai durar, a posição dos outros bombeiros na ocorrência, a temperatura do ambiente, rotas de fuga, entre outras informações.

     Para acessar esses informações é utilizado um menu interativo visualizado na própria luva do bombeiro que consegue selecionar a opção apenas movimentando os dedos.

     Para maiores informações da máscara visite o site abaixo:


     Para assistir um vídeo do material acesse o link abaixo:



domingo, 2 de março de 2014

SALVAMENTO AQUÁTICO - Manual de Emergências Aquáticas



     A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), através do seu diretor médico, Dr. David Szpilman, elaborou um Manual de Emergências Aquáticas com o objetivo de dar conhecimento sobre todas as situações que podem ocorrer dentro ou ao redor de um espelho d’água, ensinando como proceder em qualquer caso de emergência na praia ou outra área espelhada, seguindo as normas de instruções aplicadas pela “Federação Internacional de Salvamento Aquático – ILS”, pela “American Heart Association” e pelo Comitê de Ressuscitação Nacional Brasileiro – CNR.

     Outro trabalho importantíssimo publicado pela instituição é a recomendação sobre qual abordagem utilizar em caso de afogamento com parada respiratória. Abaixo segue um resumo das principais recomendações da SOBRASA.

     EM CASO DE AFOGAMENTO, A MELHOR TÉCNICA RECOMENDADA DE RESSUSCITAÇÃO É:

     Dentro da água:     

     Somente guarda-vidas e leigos com treinamento em ressuscitação.
    1. Se existe parada respiratória e ainda não ocorreu a cardíaca, realizar somente 5 a 10 ventilações e resgatar até área seca.
     2. Se existe PCR (parada cárdio-respiratória) completa, não ventilar dentro da água e resgatar direto a área seca.

     Fora da água:     
     3. Se houver somente parada respiratória:
    3.1 – Leigo treinado em curso de RCP (ressuscitação cárdio-pulmonar) e profissionais de saúde (inclui guarda-vidas) = realizar 5 a 10 ventilações até retorno da ventilação espontânea
     4. Em PCR (Parada Cárdio-Respiratória):
     4.1 – Leigo com nenhuma ou rara experiência em RCP = Só-Compressão (SC)
     4.2 – Leigo treinado em curso de RCP e profissionais de saúde (inclui guarda-vidas) = seqüência ABC

    Para maiores informações referentes a este tema ao a outro relacionado ao Salvamento Aquático visite o site da SOBRASA, você terá acesso a uma série de informações que oferecem explicações cientificas por trás destas recomendações, de uma forma mais detalhada.

     Para baixar a recomendação completa em PDF clique aqui.

     Para visualizar o Manual de Emergências Aquáticas clique aqui.